O empreendedor que decide investir em um negócio online deve jamais cometer esses erros.
Trabalhar no mundo virtual parece ser fácil porque não precisamos estar presente num estabelecimento comercial, por exemplo, e nem mesmo pagar aluguel pelo ponto. Os custos operacionais para abrir 24 horas todos os dias são muito pequenos nesse ramo de atividade, e ainda, conseguimos atender mais clientes e em todo o Brasil e no mundo.
Sem ser uma multinacional o empreendedor digital é global, pois, pode estar em muitos países sem ter filial em nenhum deles.
Os benefícios são muitos, mas não implicar estar imune a quedas e tombos tão comum nesta atividade.
O jeito é não entrar em arapucas e definir seu segmento para isto deve-se estudar minuciosamente o mercado antes para saber com qual produto trabalhar e claro buscar um diferencial ante a concorrência e ter um rigoroso controle sobre o estoque.
Negligenciar qualquer destes aspectos é um erro comumente cometido pelas pessoas no momento de investir no mercado online.
1. Segmentação
Há alguns anos atrás o e-commerce se resumia a vendas de CDS e livros principalmente. Mas já se passaram mais de 20 anos, as exigências e procura dos consumidores também mudaram.
Agora encontramos quase tudo na internet: produtos para o setor automotivo, roupas importadas, eletrodomésticos, peças para aviões e barcos e mais uma gama enorme de categorias de produtos. Isso esta sendo bom, pois existe uma oferta e demanda e conseqüentemente aparecem as oportunidades de negócios, mas o empreendedor precisa fazer a escolha certa.
Pesquisa de mercado é a palavra chave, conhecer a concorrência e seus fornecedores – é uma questão de sobrevivência. É recomendável buscar o equilíbrio do produto que se quer vender através do negócio àquilo que você tem mais afinidade.
2. Diferenciação
Após encontrar seu segmento, crie diferencial para seus produtos ou serviços dos que já estão no mercado.
É inegável que a concorrência sempre esteve presente no e-commerce e a disputa por consumidores é acirrada. Isso não problema, ao contrário, a concorrência feita dentro das regras é saudável e alavanca os negócios.
Diferencie seus produtos de diversas formas, uma das mais conhecidas é o preço, não somente este, pois, os clientes também valorizam outros aspectos, procure oferecer um ótimo atendimento, customizar o produto, ter um pós-venda competente e eficiente. Os consumidores estão exigentes, mas é perfeitamente possível estabelecer um diferencial.
3. Gestão
È tudo! Do ponto de vista prático a gerencia do negócio é responsável pelo sucesso operacional da empresa, um item não menos importante é o estoque de produtos. Muito negligenciado por parecer fácil e às vezes algo banal, muitos pensam que se trata apenas de controlar as entradas e saídas, mas tem sido este o maior fator de geração de custos para o negócio.
Dinheiro parado no estoque pode significar falta de fluxo de caixa, além de exigir gastos com a manutenção deste, ainda pode ocasionar a falta de produtos à pronta entrega. A solução é equilibrar estes dois fatores para êxito do e-commerce.
Para os pequenos comércios, o controle manual vai bem, pois são poucos os envolvidos no processo sendo possível evitar erros. Quanto a uma loja virtual mediana ou grande precisará de um sistema gestão computadorizado, do tipo ERP por exemplo.
Com o ERP controla-se as entradas, as notas fiscais, automatiza-se o estoque e a logística do envio da mercadoria. O restante da operação depende do bom andamento deste processo, as ofertas, a entrega, prazos e o que não pode faltar é a satisfação do cliente.
Enfim, evitar erros que os iniciantes cometem e aprender com eles é um atalho para o sucesso e um grande diferencial para alavancar logo no começo seu negócio de e-commerce.
Apenas a titulo de curiosidade segue abaixo os 3 principais sites de e-commerce do mundo:
Amazon : https://www.amazon.com.br/
Taobao : https://world.taobao.com/
Tmall : https://www.tmall.com/
Trabalhar no mundo virtual parece ser fácil porque não precisamos estar presente num estabelecimento comercial, por exemplo, e nem mesmo pagar aluguel pelo ponto. Os custos operacionais para abrir 24 horas todos os dias são muito pequenos nesse ramo de atividade, e ainda, conseguimos atender mais clientes e em todo o Brasil e no mundo.
Sem ser uma multinacional o empreendedor digital é global, pois, pode estar em muitos países sem ter filial em nenhum deles.
Os benefícios são muitos, mas não implicar estar imune a quedas e tombos tão comum nesta atividade.
O jeito é não entrar em arapucas e definir seu segmento para isto deve-se estudar minuciosamente o mercado antes para saber com qual produto trabalhar e claro buscar um diferencial ante a concorrência e ter um rigoroso controle sobre o estoque.
Negligenciar qualquer destes aspectos é um erro comumente cometido pelas pessoas no momento de investir no mercado online.
1. Segmentação
Há alguns anos atrás o e-commerce se resumia a vendas de CDS e livros principalmente. Mas já se passaram mais de 20 anos, as exigências e procura dos consumidores também mudaram.
Agora encontramos quase tudo na internet: produtos para o setor automotivo, roupas importadas, eletrodomésticos, peças para aviões e barcos e mais uma gama enorme de categorias de produtos. Isso esta sendo bom, pois existe uma oferta e demanda e conseqüentemente aparecem as oportunidades de negócios, mas o empreendedor precisa fazer a escolha certa.
Pesquisa de mercado é a palavra chave, conhecer a concorrência e seus fornecedores – é uma questão de sobrevivência. É recomendável buscar o equilíbrio do produto que se quer vender através do negócio àquilo que você tem mais afinidade.
2. Diferenciação
Após encontrar seu segmento, crie diferencial para seus produtos ou serviços dos que já estão no mercado.
É inegável que a concorrência sempre esteve presente no e-commerce e a disputa por consumidores é acirrada. Isso não problema, ao contrário, a concorrência feita dentro das regras é saudável e alavanca os negócios.
Diferencie seus produtos de diversas formas, uma das mais conhecidas é o preço, não somente este, pois, os clientes também valorizam outros aspectos, procure oferecer um ótimo atendimento, customizar o produto, ter um pós-venda competente e eficiente. Os consumidores estão exigentes, mas é perfeitamente possível estabelecer um diferencial.
3. Gestão
È tudo! Do ponto de vista prático a gerencia do negócio é responsável pelo sucesso operacional da empresa, um item não menos importante é o estoque de produtos. Muito negligenciado por parecer fácil e às vezes algo banal, muitos pensam que se trata apenas de controlar as entradas e saídas, mas tem sido este o maior fator de geração de custos para o negócio.
Dinheiro parado no estoque pode significar falta de fluxo de caixa, além de exigir gastos com a manutenção deste, ainda pode ocasionar a falta de produtos à pronta entrega. A solução é equilibrar estes dois fatores para êxito do e-commerce.
Para os pequenos comércios, o controle manual vai bem, pois são poucos os envolvidos no processo sendo possível evitar erros. Quanto a uma loja virtual mediana ou grande precisará de um sistema gestão computadorizado, do tipo ERP por exemplo.
Com o ERP controla-se as entradas, as notas fiscais, automatiza-se o estoque e a logística do envio da mercadoria. O restante da operação depende do bom andamento deste processo, as ofertas, a entrega, prazos e o que não pode faltar é a satisfação do cliente.
Enfim, evitar erros que os iniciantes cometem e aprender com eles é um atalho para o sucesso e um grande diferencial para alavancar logo no começo seu negócio de e-commerce.
Apenas a titulo de curiosidade segue abaixo os 3 principais sites de e-commerce do mundo:
Amazon : https://www.amazon.com.br/
Taobao : https://world.taobao.com/
Tmall : https://www.tmall.com/
Comentários
Postar um comentário